O mercado da saúde

Setor da saúde gera grandes oportunidades de negócios

bom-negocio-franquia-clinica-medica-partmed

O mercado de saúde no Brasil é um dos mais carentes e é exatamente por isso que é tão promissor, tornando-se um investimento que vale a pena.

A clínica médica popular é a escolha de quem não está disposto (ou não tem tempo hábil) a esperar pela demora excessiva e de baixa qualidade do atendimento que o SUS oferece.


  • 30% dos paulistas na fila do SUS aguardam atendimento há mais de seis meses, e no caso dos paulistanos, 15% esperam há mais de 1 ano.
    (Revista Veja – 2014)

  • O tempo de espera para atendimento é o fator que tem pior avaliação do SUS (89%). Mais de 40% dos usuários do SUS esperam acima de seis meses por um retorno.
    (Dados do Conselho Federal de Medicina – CFM - 2015)

  • É 3 vezes mais fácil encontrar um médico no setor privado do que no Sistema Público de Saúde (SUS).
    (Dados do Estudo Demografia Médica no Brasil - 2015, realizado pela Faculdade de Medicina da USP).

Na outra ponta, há os clientes muito insatisfeitos com o serviço prestado pelas operadoras de plano de saúde, que pioram a situação com barreiras para convênios e custo muito alto.

- Aproximadamente 75% da população não tem plano de saúde. (Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS - 2015);
- Tempo de espera de um plano de saúde para atendimento é de aproximadamente 1 mês, além disso, 42% dos clientes consideram os serviços oferecidos pelos planos de saúde como péssimos, ruins ou regulares. (CFM – 2015)

Para completar a necessidade crescente e importância das clínicas médicas populares, 2015-2016 pode superar a marca de 2,5 milhões de empregos formais perdidos. Com isso, estas pessoas perderão também planos de saúde empresariais ou abdicarão do plano próprio, sobrecarregando o sistema público e gerando aumento do preço dos planos de saúde. Sendo assim, a busca por alternativas acessíveis e de qualidade está crescente.


"Em nove meses, 5 mil deixam o plano de saúde" -- Diário do Grande ABC, 03/01/2016

"Crise faz planos de saúde perderem 42 mil clientes em Campinas" – ANS, 07/11/2015


Esses são só alguns motivos que atraem, cada vez mais, as pessoas para clínicas particulares com preços acessíveis.


O mercado de franquia

como montar um consultorio medico

Investir no mercado de franquia continua atrativo. Além de ingressar em um negócio já testado e recebendo toda a expertise da franqueadora, o setor apresenta números grandiosos. A Associação Brasileira de Franchising – ABF publicou os resultados de 2015:


  • O faturamento do franchising brasileiro foi mais de R$139 bilhões, crescendo uma taxa de 8,3% em relação ao ano anterior.

  • Só o segmento de Saúde, Esporte, Beleza e Lazer faturou mais de R$25 bilhões.

Somando-se às oportunidades apresentadas, a franquia PartMed também está inserida em um mercado de baixa concorrência, facilitando o sucesso deste modelo de negócio.

(11) 3049.0050 - SP